
Canais de TV importam personalidades de destaque do universo web
Foto: Afonso Carlos/Carta Z Notícias/TV Press
Foto: Afonso Carlos/Carta Z Notícias/TV Press
O surgimento de um veículo de comunicação mais moderno sempre assusta o dominante. No Brasil, com a chegada da televisão, nos anos 50, chegou-se a falar sobre o possível fim do rádio. Mas as mídias conseguiram se desenvolver simultaneamente. Atualmente, a internet é vista como a principal responsável pela crise de audiência dos programas televisivos. No entanto, lentamente, canais abertos e fechados estão aprendendo a conviver não só com os produtos que a internet oferece, mas também com os talentos que surgiram na web. Sucesso no site You Tubecom o vlog - uma espécie de blog no qual o autor publica vídeos ao invés de textos - Não Faz Sentido!, o carioca Felipe Neto é um bom exemplo desta migração da internet para a televisão. "Sou ator e apaixonado pela web. Criei um personagem e o sucesso dos meus vídeos me levaram para a televisão", explica Felipe, que recentemente estreou o quadro Felipe Neto e Fábio Nunes, no Esporte Espetacular, da Globo.
São três esquetes, de aproximadamente três minutos, por programa, onde Felipe e o amigo mostram um lado inusitado do mundo esportivo. Com bom humor, a dupla já fez patinação artística dentro de um supermercado e deu dicas para os times se darem bem no atual Campeonato Brasileiro. "O quadro foi formatado para falar sobre o cotidiano esportivo na tevê, mas com uma linguagem totalmente web, define Felipe. Antes de ter espaço no dominical, o ator já tinha um programa só seu no canal pago Multishow, o Será Que faz Sentido?, onde mostrava a dificuldade de colocar um programa de tevê no ar. "O Multishow está de olho nas novidades que surgem na internet. Somos um canal voltado para o jovem, e nosso público-alvo tem um vínculo muito forte com o humor produzido na web", destaca Tatiana Costa, gerente de programação do canal.
O investimento do Multishow na importação de sucessos da internet para a tevê é crescente. Além da estreia doSerá Que Faz Sentido?, em dezembro do ano passado, a emissora comemora a boa repercussão doSensacionalista, humorístico em formato de telejornal, lançado no último mês de abril. O projeto surgiu a partir do site www.sensacionalista.com.br, criado por um time de jornalistas. "Tanto o site quanto o programa de tevê são paródias. Escrevemos piadas de forma séria, como se fosse verdade", revela Nelito Fernandes, um dos roteiristas. A brincadeira com a verdade já rendeu boas piadas ao grupo. Para promover a estreia na tevê, o humorístico exibiu uma entrevista com a modelo Ângela Bismarchi, conhecida por já ter feito várias cirurgias plásticas, anunciando o implante de um terceiro seio. A matéria foi veiculada pelo programa TV Fama, da Rede TV, como se fosse real. "A gente não estimula e procuramos evitar isso. Por isso, as notícias do site e do programa de tevê tem a nossa logo. Aconteceu e foi bem engraçado", esclarece Nelito.
Disputando o público jovem com o Multishow, a MTV é pioneira na busca por novos talentos na web. Em 2007, em meio a explosão do site de relacionamentos Orkut, a direção da emissora procurava alguém para comandar um programa destinado ao público fiel do site. O programa Scrap MTV ficou sob o comando de Marimoon, uma jovem paulistana de cabelos coloridos. "É tudo culpa da internet! Viram meu vlog e depois me chamaram para um teste", conta a VJ, que, atualmente, apresenta o programa Acesso MTV. No lançamento da programação deste ano, o canal anunciou a contratação de mais um de seus achados na rede, o vlogger PC Siqueira. No PC na TV, ele segue a mesma linha de seus vídeos postados na internet, onde dispara comentários ácidos. "Nunca me vi trabalhando na tevê, mas estou gostando. O programa não tem roteiro. É tudo na improvisação", confessa PC.
Prontos para a tevê
Sem a divulgação pesada da televisão, a produtora de cinema Fondo Filmes apostou alto na produção de séries e curtas metragens exclusivos para a internet. Sob o nome de Anões em Chamas, o grupo viu seus vídeos cômicos fazerem sucesso na rede. Foi o que levou a trupe a firmar uma parceria com o Multishow. Além de hospedar o site www.anoesemchamas.com.br no portal do canal, eles já tem data marcada para estrearem na tevê.
Sem a divulgação pesada da televisão, a produtora de cinema Fondo Filmes apostou alto na produção de séries e curtas metragens exclusivos para a internet. Sob o nome de Anões em Chamas, o grupo viu seus vídeos cômicos fazerem sucesso na rede. Foi o que levou a trupe a firmar uma parceria com o Multishow. Além de hospedar o site www.anoesemchamas.com.br no portal do canal, eles já tem data marcada para estrearem na tevê.
No próximo dia 13 de junho, o canal exibe o primeiro episódio da série O Barata Flamejante, que conta a história de um herói sem poderes especiais. "É a adaptação de uma história em quadrinhos idealizada pelo IAM SBF, diretor e fundador da produtora. A série foi desenvolvida para a tevê, mas previamente divulgada no site do grupo", ressalta Nataly Mega, produtora da Fondo Filmes.
A parceria com o canal tem futuro. Além de produzirem o programa de Felipe Neto, os Anões já se preparam para levar as aventuras dos meninos do grupo La Fênix para a tevê. "São vídeos bizarros e muito visualizados. É uma espécie de Jack-Ass brasileiro", adianta Nataly, referindo-se à série de tevê americana.
Instantâneas
# A MTV queria que a estreia do programa de PC Siqueira fosse no ano passado, mas ele não aceitou levar suas impressões para a televisão de imediato.
# A MTV queria que a estreia do programa de PC Siqueira fosse no ano passado, mas ele não aceitou levar suas impressões para a televisão de imediato.
# Alguns vídeos do grupo Anões em Chamas contam com a participação de pessoas conhecidas da tevê, como o ator Paulo Gustavo, o Renné, de Divã, que protagoniza a série de vídeos Absurdos. "O tipo de humor dos vídeos dos Anões tem tudo a ver com o meu trabalho", valoriza Paulo.
# O comediante Fábio Porchat, de Junto e Misturado, seriado que volta à grade de programação da Globo em outubro, é um dos fundadores da Fondo Filmes.
# Aos domingos, o Domingo Legal, do SBT, e o Tudo É Possível, da Record, dedicam boa parte do programa aos vídeos mais populares da web, e ainda recebem no palco, personalidades conhecidas apenas no mundo da internet.
por Tv Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário