segunda-feira, 16 de maio de 2011

Chineses estudam nos EUA, mas preferem empreender na China

“Pela primeira vez, a maior parte dos empreendedores chineses e indianos que estudaram nos Estados Unidos acredita que estão trabalhando melhor em seus países”, diz um artigo publicado no “Wall Street Journal.
Intitulado “Por que os EUA precisam de imigrantes”, o texto cita números de uma pesquisa feita por pesquisadores das universidades de Berkeley, Duke e Harvard. Entre eles, a constatação de que 72% dos indianos e 81% dos chineses que estudaram nos EUA e voltaram para seus países acreditam que estão em melhor situação do que se tivessem ficado na América.
Os principais motivos que eles citam são a mão de obra barata e os baixos custos operacionais. “O que é mais preocupante é que [para] esses homens de negócios [...] os EUA estão saturados, enquanto os países deles têm um grande potencial”, afirma o autor, o colunista Jonah Lehrer.
O artigo, do colunista Jonah Lehrer, argumenta que a imigração foi fundamental para o desenvolvimento dos EUA. Ele cita o cineasta inglês Alfred Hitchcock e o co-fundador do Google, o russo Sergey Brin, como exemplos de estrangeiros que se instalaram nos EUA e de lá despontaram para o mundo, segundo o jornal.

Estadão com  Wall Street Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário