No quarto trimestre de 2010, o lucro foi de 10 bilhões de reais. O lucro recorde anterior da empresa era de 10,554 bilhões, no terceiro trimestre de 2010, segundo a Vale, a maior produtora global de minério de ferro.
"Este é o resultado da execução de nossa estratégia de expandir a produção principalmente através do crescimento orgânico, desenvolvendo ativos de primeira linha... em um cenário de forte demanda global por minerais e metais", afirmou a companhia em comunicado na quinta-feira.
O lucro da mineradora foi o maior da história de uma companhia aberta no Brasil para um primeiro trimestre, de acordo com a Economática. O desempenho acontece em meio à troca do principal executivo da empresa, Roger Agnelli, que no próximo dia 20 deixa o cargo que será ocupado por Murilo Ferreira, um ex-executivo da Vale.
Pela contabilidade norte-americana, o lucro da Vale atingiu 6,83 bilhões de dólares, acima da projeção de nove analistas ouvidos pela Reuters, que em média previam lucro de 5,75 bilhões de dólares.
No primeiro trimestre de 2011, o volume vendido de minério de ferro e pelotas totalizou 68,586 milhões de toneladas métricas, volume 2,7 superior aos 66,802 milhões de toneladas do mesmo período do ano passado.
Apesar de o volume ter crescido apenas ligeiramente na comparação anual, os preços do minério de ferro quase dobraram no período, segundo a Vale, para 126,19 dólares por tonelada, em meio à forte demanda internacional pelo produto, especialmente da China.
Em relação ao quarto trimestre de 2010, um período que costuma ser sazonalmente mais forte que a primeira metade do ano, as vendas de minério de ferro e pelotas da Vale caíram 16,2 por cento, informou a companhia.
A produção de minério de ferro da Vale aumentou para 71,54 milhões de toneladas no primeiro trimestre, contra 69,06 milhões no mesmo trimestre do ano passado e ante 80,26 milhões de toneladas no quarto trimestre de 2010.
A Vale também observou em nota que as operações no primeiro trimestre foram impactadas pelas chuvas excepcionalmente fortes no Brasil, que afetaram principalmente as minas do sistema norte.
A receita gerada com vendas de minério de ferro atingiu 11,907 bilhões de reais no primeiro trimestre, sendo o maior valor registrado pela Vale num primeiro trimestre, informou a companhia em comunicado.
A receita operacional total da mineradora no trimestre foi de 23,57 bilhões de reais, ante 13 bilhões no mesmo período do ano passado.
O Ebitda (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) no primeiro trimestre foi de 15,517 bilhões de reais, contra 5,385 bilhões de reais há um ano.
Mas outros produtos também ajudaram no resultado da mineradora, segundo nota.
"Especificamente comparado ao 1T10, a Vale melhorou o desempenho operacional em quase todos os produtos, como o minério de ferro, pelotas, manganês, ferro ligas, carvão, níquel, cobre e cobalto, apresentando aumentos de produção, permitindo que continuemos a nos beneficiar de um cenário global favorável", afirmou a companhia em comunicado ao mercado.
A Ásia recebeu praticamente a metade da produção da Vale, ou 49,1 por cento, fatia menor do que a região registrou no quarto trimestre de 2010, quando ficou com 54 por cento do total das vendas, refletindo o recuo da demanda da China no período, de 34,6 para 29,5 por cento.
Mesmo assim, a China continua como o país de maior peso na receita da Vale, seguido pelo Brasil, com 17,8 por cento, e Japão, com 10,7 por cento.
Em fevereiro, a empresa concluiu uma transação envolvendo ativos de alumínio que a partir do segundo trimestre não será mais consolidado nas demonstrações financeiras em BR GAAP.
(Por Denise Luna, Roberto Samora e Guillermo Parra-Bernal)
REUTERS
Nenhum comentário:
Postar um comentário