quarta-feira, 4 de maio de 2011

Eike diz que vai ultrapassar o homem mais rico do mundo

O empresário Eike Batista disse em um evento em Los Angeles que sua fortuna será maior do que a do magnata mexicano Carlos Slim, atualmente a pessoa mais rica do mundo, segundo a revista “Forbes”. Eike é o oitavo, com um patrimônio de US$ 30 bilhões. Slim tem US$ 74 bilhões.
A afirmação de Eike foi feita durante um evento em Los Angeles. O brasileiro dizia que o Brasil vem de uma tradição cultural em que as pessoas costumam esconder suas riquezas. O empresário diz que encoraja os jovens a terem orgulho da própria ambição.
Nesse contexto, disse: “Alguém tem que levantar o nariz e mostrar que isso [fazer fortuna] é possível. [...] Eu tenho que competir com Slim. Eu não sei se vou ultrapassá-lo pela esquerda ou pela direita, mas eu vou ultrapassá-lo”, afirmou, provocando risos e aplausos na plateia (veja o minuto 65 deste vídeo).
O evento consistiu em uma entrevista no Milken Institute, uma organização governamental com o objetivo de promover uma “economia global mais democrática e eficiente”.
“Acho que eu tenho um pacto com a natureza, porque quando eu perfuro eu encontro as coisas”, brincou, em um dos vários momentos em que fez o público rir.
Depois, explicou que uma vantagem que ele teve em relação a empresários de outros países foi o grande número de técnicos à disposição no mercado. Ele tirou quadros qualificados de empresas públicas e os levou para suas companhias.
Outro fator para o crescimento de sua fortuna, segundo ele próprio, é a eficiência de sua empresa – decorrente, justamente, da equipe técnica. Para Eike, a OSX é uma referência no setor em termos de eficiência.

FHC, Lula e Dilma

Ele aproveitou a conferência para elogiar os ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e a atual chefe de governo e Estado Dilma Rousseff. “Nós tivemos 16 anos de um governo incrível”, afirmou. Para Eike, o governo FHC gerou as bases para a estabilidade do país, com um objetivo de “inflação zero”, enquanto a gestão Lula tirou mais de 20 milhões de pessoas da pobreza, fazendo a classe média atingir o número de 100 milhões de brasileiros.
Sobre Dilma, ele elogiou seu estilo de gerenciar e a comparou com ex-premiê britânica Margareth Thatcher, que implementou reformas duras no Reino Unido.

ESTADÃO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário